Capoeira – Única modalidade esportiva 100% brasileira

No último dia 24 de maio de 2019, as turmas do 4º ano C e D, recebeu a visita da Professora Priscila, para conversar sobre a capoeira. Explicou que a capoeira é a única modalidade esportiva brasileira, pois a sua origem se deu no Brasil, ainda no tempo da sua colonização. Começou a se desenvolver com os povos africanos, mas ela é totalmente brasileira, só existia aqui, agora em muitos lugares as pessoas praticam a capoeira por ser uma modalidade esportiva.

Seu nome é de origem indígena Tupi guarani, e que significa mato rasteiro, mato ralo, capoeirão. A capoeira pode ser considera uma luta, dança, nasceu da escravidão, cultura popular brasileira, esporte brasileiro.

Alunos do Construindo o Saber durante aula de Capoeira com a Prof. Priscila

Seu trabalho aqui na escola já é oferecido há 5 anos, e a cada ano é trabalhado um tema diferente. Já faz 10 meses que o tema é “reciclagem”, pois a capoeira é uma ferramenta de cultura e educação. No dia 29 de Junho de 2019 às 19 horas, acontecerá a IV troca de graduação de capoeira “Vem pra roda, vem brincar”, as crianças farão uma apresentação com o tema que estão trabalhando esse ano que é a reciclagem. A capoeira possui uma rica cultura, e por meio dela se trabalha o educacional, lúdico, gerando um rico aprendizado significativo para todos os alunos participantes, onde possibilita a autonomia, a confiança, amizades.